Como cuidar de flores tropicais?
Que um arranjo de flores tropicais é tudo de bom, não tem como negar, não é? Mas, para manter essa beleza toda é necessário alguns cuidados diários.
A mistura de cores, texturas e aromas produzida por um arranjo de flores tropicais é sensacional. É capaz de aumentar a autoestima, trazer mais alegria para os ambientes e dar aquele toque de frescor necessário. Porém, se você quer manter as flores tropicais em plena beleza é preciso alguns cuidados bem pontuais, nada complicado, mas que demanda atenção.
Sendo assim, preparamos um artigo recheado de informações para você manter os tons tropicais sempre vivos em sua decoração. Vem com a gente!
Conheça cada espécie
O primeiro passo para manter um arranjo flores tropicais ou para cuidar de flores tropicais em jardim ou vasos, é se atentar a espécie da planta. Pois apesar de serem tropicais, o que fazem ter algumas características em comum, ainda sim cada planta possui suas especificidades. As quais devem ser levadas em conta na hora do cuidado.
As orquídeas, por exemplo, podem ter modos de cuidados um pouco diferentes das bromélias. Orquídeas são mais delicadas, não gostam de muitas regas frequentes, já as bromélias precisam de bastantes regras, tá bom? Por isso, pesquise sobre as espécies que você possui, conheça a fundo cada característica da planta, afinal, cada uma é única, assim como sua beleza.
Observe o local onde elas ficam
Apesar de cada planta ter seus cuidados específicos, alguns cuidados são bem característicos para se ter com flores de tons tropicais. O local é um deles, pois cada lugar possui condições climáticas diferentes, e isso deve ser levado em conta.
Tenha em mente que as flores tropicais gostam de ambientes quentes e úmidos. Um ambiente de temperatura amena, entre 18º C a 25º C também pode ser bastante indicado. A luz solar, na maioria dos casos, deve ser direta em algum momento do dia.
Atente-se a frequência das regas
A maioria das plantas tropicais precisam de regas diárias, porém o solo não pode ficar encharcado, seja ela plantada em um jardim como também em um vaso. Avalie a situação da terra ou do substrato todos os dias, para isso, basta colocar um dedo na terra e verificar se ele está seco ou úmido.
Leve em consideração o local onde ela está posicionada, pois o vento e o sol fazem com que o solo resseque de forma mais fácil. O que demanda uma atenção ainda maior durante as regas.
Faça o controle de pragas
Além dos outros cuidados, o controle de pragas também deve ser bem frequente. É comum alguns insetos se alojarem nas flores, no caule e nas folhas, porém, alguns fungos também podem acometer o solo e as raízes.
Dessa forma, verifique o estado das flores e folhas sempre. Pequenos pontos pretos ou marrons, assim como ressecamento ou solo e raízes com pontos brancos pode ser um sinal que sua planta está com alguma praga. Existem alguns inseticidas naturais que você pode fazer uso tranquilamente.
Com atenção e muito carinho, suas flores tropicais irão ser belas por muito mais tempo. Acesse o site da Claratí e conheça um arranjo de flores tropicais que é lindo de viver, entre outras opções.