Passo a passo para cuidar de plantas

Passo a passo para cuidar de plantas

Se você, assim como nós, é uma apaixonada por plantas e ama ter um toque verde em casa, saiba que é necessário ter alguns cuidados especiais para mantê-las sempre saudáveis. 

É claro que os cuidados irão depender muito da espécie, algumas, por exemplo, precisam de regas mais frequentes, enquanto outras as regas podem ser mais espaçadas. Mas, de qualquer modo, os cuidados básicos servem para todos os tipos de plantas. Seja a troca de vasos, a adubagem ou até mesmo o tempo de sol, todas demandam de atenção para que fiquem lindas e embelezam o seu ambiente. 

Foi pensando nisso que criamos este artigo com algumas dicas de cuidados essenciais para as plantas. Tudo para você ter o frescor das folhas e flores todos os dias. Vem conferir com a gente!

Escolha o vaso correto para a espécie

A escolha do vaso é um dos passos mais importantes para manter a planta saudável, principalmente quando você adquire mudas. Algumas espécies possuem as raízes bem maiores do que as folhas, por isso é essencial prestar atenção no tipo e no tamanho do vaso escolhido. 

Uma boa dica é pesquisar sobre a espécie para saber o tamanho que ela pode ficar e o quanto de espaço ela precisa para se desenvolver de forma correta. A troca de vaso pode intensificar o crescimento, como a palmeira chamaedorea, que quanto maior o vaso maior ela fica. Escolher vasos que possuem um furo para evasão da água em excesso também é uma ótima opção. 

Adube corretamente

Adubar corretamente irá fazer suas plantas crescerem e evoluírem lindamente, por isso, você pode usar tanto um adubo ou fertilizante natural ou até mesmo optar por soluções caseiras que geram resultados bem legais. 

O mais adequado é fazer a adubagem ao menos uma vez ao mês, sendo assim, você pode reaproveitar sobras de origem vegetal do dia a dia. É possível utilizar casca de cebola, cascas de ovos, restos de verduras e legumes, borra de café, cascas de frutas, erva de chimarrão depois do uso, a água do feijão, do arroz e da salada são ótimas opções de adubos também. 

Preste atenção na quantidade de regas

Como sabemos, além de uma boa adubagem as plantas necessitam de quantidades corretas de água. Então, nada de deixar muito tempo sem regar e também nada de regar todos os dias, tá bom? A rega muito espaçada pode servir para algumas espécies como os cactos, porém, a maior parte das plantas necessita de água frequentemente. 

A grande dica é sempre colocar o dedo na terra e ver se ele sai com terra molhada, quando observado a terra seca é porque está na hora de regar. O ideal é sempre deixar a terra úmida e observar as características da espécie que está sendo cuidada, como deve ocorrer com a begônia maculata, por exemplo. 

Ah, não caia no truque que pode regar todos os dias desde que seja pouca água, isso pode deixar o solo encharcado fazendo com que as raízes apodreçam.

A higienização é super importante

Sabe quando as folhas ficam com muito pó acumulado? Isso não é bom para o desenvolvimento saudável da planta. Por isso, mantenha as flores e folhas sempre bem higienizadas, assim como é essencial retirar galhos e folhas secas. 

Para fazer a limpeza você pode utilizar um borrifador com água pura junto com uma flanela macia ou até mesmo um papel toalha. Assim você irá manter a beleza natural da planta por muito mais tempo. 

Legal, né? Acompanhe nosso blog para receber mais dicas de cuidados com as plantas. Aproveite e visite o site da Claratí Flores e Plantas e conheça espécies incríveis que irão melhorar a sua decoração e até mesmo o seu humor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *