Passo a passo para cuidar de uma orquídea
Não é novidade nenhuma que as orquídeas são plantas super famosas e lindas, não é? Afinal, elas são capazes de trazer mais elegância para qualquer decoração.
Existem inúmeras espécies de orquídeas, como a orquídea pipoca, que recebe este nome por se parecer com o milho estourado, a orquídea bambu, que possui um caule mais longo com folhas finas, a orquídea borboleta, que tem sua origem no continente asiático, e também a orquídea véu de noiva, a qual possui pétalas posicionadas que lembram bastante um véu. Apesar de possuírem características diferentes, os cuidados são basicamente os mesmos.
Sendo assim, separamos algumas informações para você cuidar de uma orquídea sem medo. Confira!
Escolha um bom vaso de orquídea
Os produtores de orquídea falam para mantermos elas no vaso de plástico onde é vendida, pois esses vasos já vem com furo e normalmente elas já criaram as raízes ali, então é melhor mantê-las para respirarem melhor e não mexermos muito nelas.
Sendo assim, uma boa opção é colocar ela dentro de algum vaso bonito, como vasos de barro.
Deixe-a em um local adequado
O local em que ela é mantida pode influenciar bastante no desenvolvimento correto da planta. No caso das orquídeas, elas gostam de sol, mas deve-se evitar o exagero da luz solar. Sendo assim, pode ser colocada em uma janela que bate sol em algum momento do dia, por exemplo. O sol da manhã é o preferido dessa espécie, já que são raios mais gentis do que em outras horas do dia.
Prefira também um ambiente que não possua muito vento e que não seja muito úmido, isso pode impactar negativamente em um bom crescimento da planta, diminuindo o tempo de vida.
Regue ao menos 2 vezes na semana
O ideal é não deixar as raízes encharcadas, mas sim úmidas. Para saber quando fazer a irrigação, faça o teste do solo com um dedo, coloque-o na terra e verifique se ela está seca ou úmida. Ah, aqueles pratinhos que tradicionalmente colocamos embaixo dos vasos das plantas podem ser descartados, pois eles acumulam água e mantêm o solo encharcado.
Vale lembrar que é muito mais fácil uma orquídea morrer por excesso de água do que pela falta dela, tá bom? Os melhores momentos para fazer a irrigação é logo no começo da manhã ou ao fim da tarde.
Adube e cuidado com as pragas
Fazer a adubação também é um ponto bem importante no cuidado com essa espécie. O melhor a ser feito é utilizar adubos naturais e que possuam os nutrientes específicos para esta planta. A adubação pode ser realizada uma vez na semana.
Atente-se se há a presença de insetos que podem comprometer a saúde da planta como lesmas, formigas e caracóis. Você pode utilizar alguns agentes defensores industrializados ou orgânicos, como no caso de pulgões, você pode eliminá-los com sabão de coco.
Quer adquirir uma nova orquídea? Visite o site da Claratí e conheça inúmeras espécies, como a orquídea rosa.