Vasos de plantas: saiba como escolher o ideal
As plantas já se tornaram uma super tendência na decoração de ambientes, afinal, com um toque verde qualquer cômodo fica mais aconchegante e acolhedor, não é?
Mas, para ter belas plantas pela casa é preciso prestar atenção em algumas questões, a principal delas é qual o tipo de vaso utilizar. O vaso deve estar em harmonia com a decoração do ambiente, mas também é preciso possuir as características corretas para um bom desenvolvimento da planta. Sendo assim, observe, principalmente, o porte e o tipo de enraizamento de cada espécie, esse é um bom ponto de partida para a escolha do vaso.
Com isso em mente, separamos algumas dicas e informações bem bacanas para você não errar na hora de escolher um vaso. Confira!
Observe as características de cada espécie
Cada espécie de planta irá demandar tamanhos e especificidades únicas para a escolha dos vasos. Algumas plantas possuem as raízes maiores do que as folhas, por exemplo, isso deve ser observado com cautela, visto que ela irá necessitar de um espaço maior para se desenvolver bem. Por outro lado, algumas espécies têm as folhas maiores que as raízes, sendo assim, é preciso um vaso que dê sustentação.
Também é necessário observar o tipo de rega que cada planta deve ter, algumas necessitam de bastante água para se desenvolverem, enquanto outras permitem ter regas mais espaçadas. Um bom ponto para criar uma estética única na sua decoração é levar em conta as cores das plantas na hora de escolher os vasos, opte por aqueles modelos que irão criar mais destaque.
Conheça os tipos de vasos
Existe uma infinidade de materiais que podem ser utilizados para a fabricação de vasos para plantas. Alguns são indicados para espécies específicas, outros podem ser utilizados por um leque maior de opções. Portanto, conheça as características e utilidades de cada vaso:
Vaso de barro
Os vasos de barro são bastante comuns, porém, é preciso dar uma atenção maior, pois eles são porosos e podem retirar a umidade do solo com mais facilidade. Sendo assim, as plantas que retém líquido são as mais indicadas para plantar em vasos de barro, como suculentas e cactos. Justamente por serem mais porosos, eles facilitam a circulação de oxigênio pelas raízes, o que pode evitar o apodrecimento.
Vaso de plástico
Os vasos de plástico são um dos mais comuns, existem de diversas formas, tamanhos e cores. São vasos mais leves e finos, se não tomados os devidos cuidados podem queimar a raiz da planta caso exposto de forma intensa ao sol. Por isso, o mais adequado é utilizar esses modelos dentro de casa. Nele é possível plantar as mais diversas espécies.
Vaso de bambu
O bambu vaso é uma das opções mais versáteis em termos de plantio e também de decoração. De fato ele traz uma elegância e sofisticação única para qualquer ambiente, e contribui bastante com o desenvolvimento de inúmeras espécies. O bambu, por ser também uma planta, acaba sendo mais sustentável do que outras opções.
Existem ainda outras possibilidades de vasos, porém sempre observe o tipo de planta que será plantado, tá bom? Visite o site da Claratí e conheça plantas e flores incríveis para dar um charme a mais no seu dia a dia.